quinta-feira, abril 10, 2014

Diz-me Com Quem Andas

Alguns autores e palestrantes dedicados a melhorar a performance pessoal e profissional das pessoas, referem que as companhias com que nos damos são determinantes para o nosso desempenho. Nos dois níveis indicados (pessoal e profissional) a "qualidade" dos nossos pares afeta diretamente o nosso nível de desempenho. Uma frase de Robin Sharma com a qual concordo absolutamente diz que, "se somos a pessoa mais inteligente da nossa rua, o melhor é mudarmo-nos". Obviamente esta frase é uma metáfora, mas não deixa de ser verdade. Se por um lado ninguém gosta de parecer burro ou ignorante, por outro se estamos no extremo oposto de um determinado grupo ou comunidade, eventuais objetivos ou metas que poderíamos alcançar ficam pelo caminho. No mínimo será necessário um nível de autodisciplina elevado para manter o foco neles. Assim, parece-me que a solução, como sempre, está no meio. Uma forma de enfrentarmos o nosso receio de parecer pouco inteligente passa por assumir as nossas lacunas e falhas, e encará-las como uma oportunidade para nos melhorarmos. E para tal, basta por vezes falar com a pessoa certa, escutar com atenção e aprender. Se acompanharmos esse esforço com algum estudo, melhor. E com o passar do tempo, conversa após conversa, aprendizagem após aprendizagem, teremos evoluído naturalmente e quase sem notar. Este processo nem tão pouco pode ser apelidado de esforço, já que - se feito da forma certa - é bastante fácil de executar. Hoje tive uma destas situações, mesmo no final de um dia muito pouco produtivo. Uma hora de conversa e pensamento conjunto foi o suficiente para dar a volta e transformar o meu espírito, fazendo-me sentir útil e produtivo como não tinha sido nas horas anteriores. Ainda que muito provavelmente não leia este blog, um bem haja à companhia - a manter.

3 comentários:

ACCM disse...

Por oposição à frase de Robin Sharma, vem aquela bem portuguesa que diz: "Em terra de cegos, quem tem um olho é rei...".
A verdade é que por vezes a melhor estratégia para avançar e evoluir, passa por dar um, ou mais, passos atrás, nem que seja para ganhar balanço pra avançar.
Beijinhos
Pai

Marco disse...

Não percebi o comentário...

ACCM disse...

O que eu entendo da frase do Robin Sharma, será que, "se eu for o mais inteligente da minha rua devo mudar-me" para outra rua onde haja alguém mais inteligente do que eu, de forma a eu poder evoluir... mas à maneira portuguesa, se eu for o mais inteligente da minha rua, devo é ficar para sobressair sobre os outros...
Relativamente ao "mudar de rua" significa no meu entender, aumentar o número de degraus à escada que tenho de subir para alcançar o topo e depois voltar a aumentar o número de degraus e assim sucessivamente...