domingo, maio 05, 2013

Realização Mesmo Aqui ao Lado

Descobri recentemente um prazer que não fazia ideia poder ter, sobretudo a um alcance tão curto. Correr. Digo "descobrir" porque correr todos nós corremos. Uns correm para o trabalho, outros correm para casa... e alguns poucos felizes afortunados como eu, algures no decorrer da vida, descobrem que é possível correr por gosto. E não me refiro ao chavão de "quem corre por gosto não cansa", que se aplica como metáfora a várias situações do dia-a-dia de muitas pessoas. Refiro-me simplesmente a isso mesmo: correr, por gosto. Imagino que outras pessoas consigam ter o mesmo tipo de prazer e realização com outro tipo de exercício físico, mas este, talvez pela simplicidade, tem o seu quê de especial. Nada mais básico do que uma pessoa fazer aquilo que simplesmente o seu corpo lhe permite, sem necessidade (pelo menos obrigatória) de dispositivos e acessórios. A mim, agrada-me sobretudo o factor libertador da mente de sentir o chão debaixo dos meus pés, nele assentes com uma passada forte, com um rumo e um destino traçado. Naquele momento sou apenas eu, o chão que piso, e o meu destino. Nada mais me passa pela mente... o trabalho fica onde estava, as preocupações também. No final, para além deste período de meditação que o exercício em causa me permite usufruir, tenho o prazer e a realização de me ter proposto fazer algo, e ter chegado ao objectivo final. Parece-me uma metáfora para a vida muito melhor que o chavão do "correr por gosto". Hoje tive o prazer de me reunir a outras tantas pessoas com o mesmo ponto de vista que eu, e fazer 14 kms pela cidade das sete colinas. Muita subida... muita descida... muita alegria e realização no final. Vou tentar repetir sempre que puder e os meus joelhos permitirem.

1 comentário:

ACCM disse...

Um bom par de ténis também é importante, bem como meias adequadas para não fazer bolhas.
E depois uma boa patuscada para firmar o convívio e para repor energias...
Beijinhos
Pai