sábado, outubro 24, 2015

Balanço da Primeira Semana

Eis que chegou ao fim a primeira semana após o meu regresso ao trabalho, e olhando para trás penso que não podia ter corrido melhor. O reencontro com tantos antigos colegas... o trabalho (e a equipa) que já estavam à minha espera, logo no primeiro dia... a forma como fui bem recebido (de volta). É uma sensação especial ter tanta gente a dizer-me de forma sincera como ficaram felizes com o meu regresso. É também um sinal claro de que estou em casa. As pessoas e equipas com quem tenho tido o privilégio de trabalhar em todos os sítios por onde passei são normalmente a melhor parte, e o que me faz recordar de forma mais nostálgica esses mesmos locais. A oportunidade de as rever é sempre uma boa experiência. A nível de trabalho, resta-me agora retomar o que há meses interrompi (com mais uns pozinhos à mistura), fazer aquilo que sei fazer, dar o meu melhor e esperar que seja suficiente. Efetivamente, acho que o verde (sem conotações desportivas associadas) é uma cor que me fica bem.

sábado, outubro 17, 2015

TWD#6

Yeaaahhhh!!! Finalmente... consegui ver o primeiro episódio!

sexta-feira, outubro 16, 2015

CSM... check! Well... almost!

Mais uma prova superada (quer dizer... ainda falta fazer o exame, mas pelo que percebi essa será a parte fácil). Foram alguns dias de atividade intensa e interessante. Dois dias de uma injeção de técnicas para pensar e agir de forma diferente em relação ao habitual, e de me munir de ferramentas para enfrentar os desafios profissionais futuros de uma forma um bocadinho diferente - espera-se melhor.


Trata-se (ou tratou-se) do curso de Certified Scrum Master, que tive a felicidade de frequentar dado pelo Exmo. Sr. Peter Stevens (não podia ter pedido melhor formador) que numa breve estadia em Portugal foi recrutado pela Rumos para formar nada mais nada menos que 40 pessoas ao mesmo tempo. E o que é certo é que "magia aconteceu" e toda esta gente que não se conhecia foi capaz de fazer um projecto e entregar um produto finalizado ao fim de apenas 59 minutos, recorrendo ao Scrum. Agora só falta estudar um bocadinho para o teste e obter a certificação oficial. De qualquer forma não pude deixar de pensar numa série de problemas que quem se movimenta na mesma área profissional que eu enfrenta numa base quase diária... o que me leva ao Dilbert que resolvi aqui partilhar. ;) Bom fim-de-semana!

domingo, outubro 11, 2015

Sociedade Moderna e Persecutória

Como já não tenho facebook, vou apanhando com menos frequência as "não notícias" da atualidade, meramente através das conversas de café com amigos e conhecidos (como acontecia antigamente...). Dei por mim a espreitar uma das novidades, que tem a ver com um lapso insignificante de um dos maiores jornalistas e autores que Portugal já teve: José Rodrigues dos Santos. O lapso teve a ver com a troca de um "ele" por "ela" num texto e contexto que, por infelicidade, estando associado a um deputado de orientação homossexual, deu de imediato aso a uma onda de pura raiva e ódio (é a única forma que tenho para descrever o que li e ouvi) contra o conceituado jornalista. Pessoalmente, na qualidade de pessoa não homofóbica que sou e que já cometeu gafes a falar em público, gostaria de viver numa sociedade que não condenasse publicamente qualquer um por dá cá aquela palha ou por crenças e convicções fundamentalistas. Gostaria que todas as pessoas que se dizem objetoras da intolerância fossem elas próprias mais tolerantes, e não a força motora de uma sociedade que cada vez é mais persecutória perante e sobre aqueles que não seguem os padrões daquilo que é considerado moderno e politicamente correto. Já para não falar no fato de, nos dias de hoje e com a quantidade de problemas bem mais graves que a nossa sociedade atravessa, ter este tipo de adesão massiva a movimentos condenatórios por parte de tanta gente, é bem demonstrativo do abismo em direção ao qual caminhamos, já para não falar de uma enorme quantidade de tempo livre e falta de outras preocupações.

sábado, outubro 10, 2015

Done!!! I'm Rolling...

"Não tenho luxos mas sou rico, há minha maneira..." :)

quinta-feira, outubro 08, 2015

1 Dia

Falta um dia para a mudança mais esperada. Nos últimos tempos, não consigo evitar este "contador" na minha cabeça. É certo que tomada a decisão o meu estado de espírito transformou-se de imediato, ainda assim a espera dá cabo de mim. Os planos sobrepõe-se como ideias atabalhoadas na minha cabeça. O que vou fazer... como vou fazer... como gostaria de me redefinir... A semana de interregno entre dois locais de trabalho tem já uma agenda recheada que dificilmente conseguirei cumprir, entre fazer tarefas há muito adiadas e investir em mim próprio, tudo em apenas 5 dias. Não vai chegar certamente, mas a ânsia de voltar a pôr mãos à obra também é muita, por isso o trabalho será bem vindo. Quase 4 semanas passadas desde que tomei esta decisão, os dias, horas e minutos custam cada vez mais a passar, quanto mais próximo do momento final. Fala um dia para a mudança mais esperada.