terça-feira, março 26, 2013

Encruzilhada - A Decisão.

Oficializada ontem!

domingo, março 24, 2013

Encruzilhada - As Opções...

A um dia da decisão...

sábado, março 23, 2013

Encruzilhada - A Meditação...

O fim de semana vai ser assim...

sexta-feira, março 22, 2013

Usados e Abusados...

Volta e meia dou uma vista de olhos pelo Standvirtual e OLX (passo a publicidade) para espreitar eventuais negócios interessantes ou pechinchas que possam aparecer (sim, que eu tenho um jeito do caraças para escolher carros usados). Se este é o objectivo principal, acabo por me perder um pouco na linguística utilizada por grande parte dos vendedores. É que fico verdadeiramente fascinado com a criatividade dos autores de textos dignos de verdadeiras obras literárias, e acabo por perder horas a admirar os diferentes estilos de prosa aplicados. Não acreditam? Acham ridículo referir-me a tal coisa de tal forma? Então passo a demonstrar aquilo a que me refiro.

Exemplo: Opel Corsa
Texto (ipsis verbis): "carro de retoma vendo conforme esta com espeção até 2014 motor muito bom pintura razuavel pequena mossa no capom entriores bons apenas banco do condutor un bacado descusido o carro esta muito bom desafio a ver o carro".

Ignorando a pontuação (ou falta dela) ocorre-me comentar:
1. O que significa "vendo conforme esta"? Será que existem outras pessoas que vendem os carros, mas indicando que no momento da compra o veículo estará cor-de-rosa em vez de preto? Ou que o motor será a diesel em vez de gasolina?
2. O que é uma "espeção"? Admiro o esforço pela tentativa de adesão ao acordo ortográfico, com a retirada estratégica do "c" antes do "ç", mas a palavra "espeção" em si, o que significa?
3. O que é uma pintura "razuavel"?
4. O que é um "capom"?
5. O que são "entriores"?
6. O que é um banco um "bacado descusido"?
7. Com isto tudo, realmente será um desafio ver o carro, porque pela descrição textual, é um bocado difícil perceber o estado em que o mesmo se encontra.

Outro exemplo: Honda CRX
Texto (ipsis verbis): "bom para recuperar com decumentos mudança de nome na hora nao aceito trocas sem jantes".

Uma vez mais, ignorando a pontuação:
1. O que significa "com decumentos"?
2. O que significa "não aceito trocas sem jantes"?
3. "Bom para recuperar" parece-me um sinónimo de "o carro 'tá todo lixado".

Terceiro exemplo: Lancia Y10
Texto (ipsis verbis): "lancia y elefantino,esta a andar, descobri que tem a junta da cabeça queimada,anda normal so aquece se falta agua ou se fica naquele para aranca. preço é o minimo, nao faço por menos, por favor so interesados, nao aceito proposta".

Comentários:
1. "Descobri que tem a junta da cabeça queimada": ora aí está uma coisa importante de se saber, sobretudo porque a temperatura no vermelho e o fumo a sair do motor podem ser indicadores de que algo está mal...
2. "So aquece se falta agua ou se fica naquele para aranca": efectivamente, o consumo de água num carro com a junta da cabeça queimada é frequente... o que acontece numa situação de "aranca" não sei dizer.
3. "Por favor so interesados": assumindo que "interesados" significa "interessados", então é realmente importante distinguir o trigo do joio, e avisar as pessoas a quem o negócio não interessa, que não devem ligar ao senhor.
4. "Não aceito proposta": ora aí está uma coisa importante para quem está a vender algo - não aceitar propostas. Até porque torna tudo muito mais fácil.

Quarto exemplo: Fiat Punto
Texto (ipsis verbis): "Boas vendo fiat punto 55. O carro esta a precisar de levar ponteira de transmicao do lado direto e junta das valvulas e ten umas pequenas mocas...para mais infurmacoes disponha... Mando mais fotos por mail".

Comentários:
1. O que é uma "transmicao"? E qual é o lado "direto" de um carro?
2. O que significa "ten umas pequenas mocas"? Serão dez mocas de Rio Maior? Estarão no porta luvas?
3. O que são "infurmacoes"?

Quinto e último exemplo, que apelidei carinhosamente de "o anúncio disléxico": Opel Corsa
Texto (ipsis veris): "o Revizao Pois DE Esta Parado JA Uns Tem A Que 6MESES,Ser Subistituida Bomba Oleo A DE".

Comentários:
1. Hã?

quinta-feira, março 21, 2013

Encruzilhada

As grandes decisões nunca são fáceis. Isto porque as apelidamos de "grandes", e normalmente porque quanto "maior" for o apelido, "maior" é o risco que lhes associamos e maior é o receio de tomar essa decisão. Muito concretamente e sem qualquer espécie de mistério, o meu dilema actual passa por aproveitar uma oportunidade que a minha entidade empregadora me dá, de deixar o meu trabalho com algumas regalias e contrapartidas interessantes, versus o "downside" de não ter para já outro emprego à vista no qual me "apoiar". A sociedade de hoje em dia conspira para nos incutir o medo da mudança, mas ao mesmo tempo que sinto vontade de arriscar, e alguma confiança em como me poderia dar bem, imagino que poderia também simplesmente continuar o meu exercício de mudar de atitude diariamente em relação ao que faço, encarar simplesmente a coisa de forma mais positiva, e viver bem mesmo assim. Por outro lado, acontecimentos e pequenas ocorrências e pessoas fazem-me questionar quase todos os dias o que raio estou a fazer e em que direcção estou a caminhar. É mau quando sentimos que não sabemos isto. Acho que sob essa perspectiva é mais feliz um tipo a virar hamburgers no restaurante de "fast food" do que alguém que procure um significado e objectivo mais concreto e elaborado daquilo que faz no seu dia-a-dia. A sensação de fazermos parte da banda que toca, sem perceber se o barco está a afundar ou não, também não é das melhores... Enfim, só sei que se nos próximos dois ou três dias me aparecesse uma oportunidade de trabalho minimamente interessante, a minha decisão estaria provavelmente tomada. No entanto o facto de ter de fazer equilíbrio sem rede, faz-me ver as coisas de maneira diferente, sobretudo quando outros tantos objectivos individuais (e alguns outros colectivos) se envolvem nesta amálgama de pensamentos, conjecturas e dúvidas. Resta-me o conforto de poder sempre recorrer a uma moeda e fazer o jogo da cara ou coroa. Antes de chegar a esse ponto, no entanto, optarei por um fim de semana de "retiro espiritual" e meditação sobre o assunto. Provavelmente na segunda-feira decidirei o sim ou sopas sobre esta matéria, mas acredito que qualquer que seja a minha decisão, as dúvidas e incertezas sobre o futuro permanecerão. Se calhar temos todos de aprender a viver mesmo assim, e pronto.

segunda-feira, março 18, 2013

Pai

Sei que hoje é véspera, mas apetece-me escrever agora sobre o meu Pai...

Pai, acontece-me frequentemente pensar em ti, naquilo que foste e tens sido ao longo destes meus 32 anos, durante os quais por cá tenho andado. Penso nos vários momentos importantes e marcantes ao longo da minha vida, e em simultâneo recordo breves momentos ou curtos instantes em que me fizeste sentir imensamente feliz. Sinto-me um felizardo por esse sentimento positivo ser uma constante quando faço este meu exercício voluntário ou involuntário de memória. Penso na quantidade de pessoas que não tem a mesma felicidade de poder recordar e interagir diariamente com o seu Pai da mesma forma que eu. Mas imagino que isso seja porque na realidade só têm um pai, enquanto que eu tenho um Pai. É diferente. Eu sei que tenho um Pai, não simplesmente porque me fizeste, mas porque fizeste de mim o que sou hoje. Eu sei que tenho um Pai, porque vejo nos teus olhos o orgulho e satisfação quando me dou bem, e o carinho, compreensão e compaixão quando me dou mal. Eu sei que tenho um Pai porque és capaz de me agarrar e elevar bem alto quando atinjo os meus objectivos, mas também porque és capaz de me puxar do fundo do buraco quando caio ao tentar alcançá-los. Eu sei que tenho um Pai porque quando nada nem ninguém mais me resta, simplesmente existes e estás no local e na hora onde eu preciso que estejas. Sei muito bem que nem tu nem eu somos perfeitos individualmente, mas como Pai e Filho, sinto que somos. Tu e eu temos as nossas idiossincrasias, as nossas pancadas, os nossos amuos, até mesmo alguns momentos em que não pensamos da mesma forma ou nem sequer no entendemos. No entanto, o entendimento verdadeiro é implícito, e não obriga a uma concordância. Porque concordamos em ser diferentes, em ser como somos, e em nos aceitarmos um ao outro assim mesmo. Quando tudo no mundo falhar, isto continuará a ser assim. Quando a harmonia parecer não existir, bastará um olhar entre nós parar nos percebermos e entendermos, e um alinhamento cósmico dar-nos-á de novo esperança e fôlego para prosseguir. Espero que confies em mim da mesma forma que eu confio em ti. Espero que contes comigo da mesma forma que eu conto contigo. Espero que gostes de mim da mesma forma que eu gosto de ti. Se assim for, saberei que independentemente de tudo o resto és feliz, porque a mim isso chega-me. Um beijo e um abraço muito apertado para ti, Pai. Espero ser para ti também um Filho, e não apenas um filho.

sexta-feira, março 15, 2013

Ai, Caneco...

Segurem-me... senão eu vou lá!

quarta-feira, março 13, 2013

Quero Voltar Para a Índia!

Três dias após o meu regresso, só penso no quanto me sentia bem na Índia. Se por um lado estou feliz por estar de volta, no seio da minha família e amigos, as dificuldades e problemas com que me deparava no meu dia-a-dia de trabalho em Pune eram situações práticas e - mal ou bem - resolúveis. Por cá, tudo está pior do que eu deixei. A insatisfação generalizada e a moral em baixo das pessoas com quem trabalho... a contínua falta de liderança, caminho, sentido e estratégia que cada vez se torna mais óbvia... a chefia baseada no grito e na falta de respeito... tudo parece agora ampliado e demasiado negativo para que possa ser minimamente tolerável (pelo menos por muito mais tempo). Sinto que a qualquer momento sou capaz de explodir e descarregar a acumulação da insatisfação e descontentamento que há em mim. Já pensei para comigo escrever uma carta a quem mais contribui para esta minha insatisfação. Algo pensado, com tempo, onde poderia expor e detalhar exactamente o que considero errado, e tentar até talvez (muito provavelmente em vão) sugerir caminhos alternativos. Depois, um dia, quando o descontentamento e instatisfação se tornarem de tal forma insuportáveis, daria a conhecer essa carta como um desabafo final antes de dar o derradeiro passo em direcção ao abismo. Seria certamente um sentimento, no mínimo, libertador. Mas por enquanto, e durante o tempo que a minha "mariquice" durar, por cá continuarei a aturar malucos, contando pelo meio com umas recargas de boa disposição dos amigos e colegas que apesar de tudo fazem o meu dia parecer menos difícil, e com a expectativa diária do regresso a casa para ver quem mais conta no meio disto tudo. Desculpem lá qualquer coisinha, mas hoje precisava mesmo de desabafar em qualquer lado... calhou ser aqui, e convosco (julgavam que era só ler coisas giras, não?). Abraço a todos!

terça-feira, março 12, 2013

Pune - Diário de Bordo - Dia 17

Se no último dia em que na prática ainda estive em Pune, não fui capaz de escrever imediatamente após o regresso, aproveito agora o momento em que com algumas forças já recuperadas, consigo finalmente fazer o capítulo final desta aventura. O dia 16 não teve um fim e o dia 17 não teve um princípio. Fundiram-se como se de um só momento se tratassem, e os primeiros minutos do dia foram de espera em relação à partida agendada para as 5h30 da manhã. Últimos preparativos, arrumações, leitura, escrita e muita espera. Chegada a hora de deixar o hotel, um pequeno e único percalço desde que cheguei, com a conta apresentada maior do que o suposto (o pagamento antecipado da estadia não parecia estar registado). Esclarecido em menos de dois minutos, deu direito a mais um desconto e toca a seguir viagem para o aeroporto, que já se fazia cedo.

No aeroporto, espera. Primeiro as medidas de segurança, excessivas. Militares armados até aos dentes a perguntarem onde vamos, porque vamos e o que pretendemos. Segurança do aeroporto a obrigar toda a gente a desfazer malas, mochilas e sacos de viagem, tirando tudo para fora, explicando o que cada objecto estranho ou invulgar é, etc. etc. etc. Voltar a fazer a mala, mochila ou saco, e seguir para o obstáculo seguinte. Mais espera, até entrar no avião. Depois de entrar no avião, finalmente algum conforto (obrigado Lufthansa por tornarem minimamente cómoda uma viagem de 8 horas, mesmo para quem vai em classe económica). Filmes, séries, livros e nenhum descanso para quem - como eu - não consegue dormir em aviões, mesmo em viagens de longo curso. Uma escala técnica a mais do que o previsto, em Bucarest, fazendo uma viagem de 8 horas passar a demorar 10 horas.

Mudada a tripulação, finalmente rumo a Frankfurt, onde se andam literalmente quilómetros (a pé e de metro) até chegar à porta de embarque indicada. Durante a espera para o voo de ligação a Lisboa, surgem os primeiros sinais de Portugal. Eis que o voo da TAP se atrasa. Depois do atraso, a estranha pergunta nos altifalantes, questionando quem não se importaria de viajar noutro voo
às 19h. Quando questionados porquê, "de momento é só uma pergunta"... A intranquilidade surge e fica toda a gente de pé em frente à porta de embarque, mesmo sem esta estar ainda aberta... Finalmente abre, com quase uma hora de atraso. Entrada no avião da Star Alliance, sem vestígio nenhum dos confortos do voo da Lufthansa, e com membros da tripulação (de um voo internacional) que não sabem falar inglês. Definitivamente, sinais de Portugal. Descolagem e aterragem más (pelo menos evitaram as tradicionais salvas de palmas). Acabei de ler o meu livro.

Depois de aterrar, mais sinais de Portugal. Demora nos tapetes das bagagens e um cadeado rebentado. Felizmente a mala não aparentava ter sido aberta, e nada faltava no interior. Apesar do anteriormente mencionado, a minha boa disposição mantinha-se com a expectativa do reencontro. A expectativa foi largamente ultrapassada. A alegria indisfarçável do meu filho de 3 anos, quando se agarrou ao meu pescoço, foi muito superior a tudo o que pudesse imaginar, deixando-me emocionado até agora. Trouxe-lhe a prenda mais engraçada de todas: um tuctuc de brincar! O reencontro com quem me esperava foi tudo o que eu próprio esperava, e muito mais. Esta viagem foi feita por mim, de várias formas, em vários sentidos, com várias pessoas. Só posso sentir-me grato por tudo, desde as aventuras que vivi, o orgulho no que fiz, as pessoas que conheci, os sítios que visitei e até os pequenos grandes desconfortos das viagens de ida e volta. Obrigado a todos por me acompanharem. Desculpem o texto menos bem conseguido, mas é porque o escrevo já com alguma saudade e nostalgia.

The End

sábado, março 09, 2013

Pune - Diário de Bordo - Dia 16

Acordei mais cedo do que precisava, mas depois de um sono bem dormido e recuperador do dia anterior (estava a precisar). Fiz tudo calmamente e de forma descontraída, e deixei-me ser mimado pelos funcionários do hotel durante o pequeno almoço, que sabendo da minha partida me resolveram presentear com umas panquecas cheias de coisas boas como chocolate, banana, mel, açúcar em pó, doce de frutos silvestres e chantili. Depois da frutinha do costume e de me lambuzar todo com esta bomba calórica, estava pronto para enfrentar a minha manhã, combinada de véspera com o prestável Sayant. O interesse e antecipação só não era maior porque devo ser o único português no mundo que não sabe regatear, talvez porque o meu nível de paciência para fazer compras é muito reduzido. Ainda assim, achei que passadas duas semanas, era altura de sair mais uma vez da minha zona de conforto e meter mãos à obra.

Já com os meus objectivos mais ou menos traçados, lá deixei o hotel (desta vez sem ser de tuctuc) com o Sayant, em direcção à MG Road (não me recordo se já expliquei anteriormente que MG se refere a Mahatma Gandhi). Antes de nos dirigirmos ao nosso destino, e tal como tinha dito no dia anterior, fez questão de me levar a sua casa, onde vive com a mãe, o irmão, a esposa e os seus dois filhos. Foi emocionante ver uma família inteira receber na sua casa um perfeito desconhecido, com alguns dos maiores sorrisos que já vi. Os filhos dele pareciam estar cheios de curiosidade em observar aquela estranha criatura (eu) que ali estava à sua frente, e não deixaram de esboçar um sorriso durante o tempo todo que ali permaneci. Explicou-me que a casa onde mora é um anexo de uma casa principal construída pelos ingleses durante a sua ocupação, da qual toma conta para o seu proprietário que só visita o país uma vez por ano. Percebi que acumula vários trabalhos, uma vez que segundo me explicou, o seu salário mensal como condutor são cerca de 6000 rupias (não chega a 100 euros). Ainda não tinha acabado de perguntar se podia tirar uma fotografia com ele e com a família e já tinha reunido a maioria do clã no quintal, para que eu pudesse guardar esta recordação.

De volta à estrada, pelo caminho cometi o único erro do dia. O Sayant parou numa loja onde me deixou sozinho por alguns minutos, enquanto foi estacionar o carro, e eu comecei logo a comprar algumas coisas. Saí da loja muito contente porque tinha regateado e conseguido baixar o preço inicial quase para metade, mas ele explicou-me que o objectivo era só eu ver os preços para ter uma base de negociação nas lojas onde realmente devia fazer as compras, sendo que ali era tudo mais caro. O meu orgulho nos "belos" negócios que tinha feito transformou-se de imediato em frustração, e senti-me muito estúpido por ter gasto dinheiro desnecessariamente. O resto da manhã correu no entanto de melhor feição, e consegui fazer alguns bons negócios. Os tamanhos de roupa foram realmente um problema, ou porque não existia muita variedade (ex.: dois tamanhos apenas, para pessoas normais e gordas), ou porque as medidas não batem certo (ex.: a roupa de uma criança de 3 anos de aqui, devia servir ao meu filho quando ele tinha 1 ou 2...). Ter ido previamente tirar as medidas à mulher do Sayant também não ajudou... Enfim, se for necessário algum trabalho posterior de costura, seja! Em nenhum dos sítios onde fui, felizmente, foram muito chatos, pelo que consegui manter a minha paciência e tranquilidade até ao fim e creio ter comprado tudo o que queria (e algumas coisas que não queria). Senti-me no entanto um pouco desconfortável, porque o Sayant andou comigo pelas ruas durante toda a manhã, vestido de uniforme, não me deixando carregar nenhum saco das minhas compras, o que me fez sentir um bocado "colonialista". Ainda assim, só lhe tenho a agradecer, uma vez que fez muito mais do que era a sua obrigação.

Já de volta ao hotel, despedi-me do Sayant dando-lhe o que considerei ser uma boa gratificação. Agradeceu-me e partiu, uma vez que o chefe já o tinha convocado para ir até Mumbai (ou Bombaim) durante a tarde. Mais tarde respondeu a uma SMS que lhe enviei como agradecimento, da seguinte forma: "sir thanx a lot u appreciate my service i will be greatfull to serve u better n its my pleasure sir once again thanx for ur appreciation. thank you verymuch sir". Entrei no hotel, e depois de descarregar a tralha no quarto, fui almoçar à beira da piscina, gozando por uma última vez o calor seco que aqui se sente e a frescura de da sombra na esplanada. Vários funcionários fizeram questão de se vir despedir de mim, e um deles - Rahul - que já me contactou no Facebook, pediu para tirarmos uma fotografia juntos. Assim fiz, com a promessa que a publicarei e manteremos contacto durante a aventura que ele próprio vai seguir, uma vez que está a acabar o seu mestrado e daqui a um mês ou dois vai trabalhar para a Nova Zelândia, em busca de melhores condições de vida. Foi a pessoa que me deu as dicas mais úteis enquanto estive por aqui, e que mais se esforçou para que a minha experiência gastronómica local durante os jantares fosse positiva. No final quando pedi a conta, explicou-me que era por conta do hotel. Agradeci, e fui até ao meu quarto, para começar a fazer a minha mala.

Depois da mala feita e após algum descanso e leitura, fui malhar um bocadinho para ir mais "macio" para casa. Quando saí do ginásio vi que o sol se estava quase a por, então tomei uma banhoca rápida e fui apreciar pela última vez a vista privilegiada do por-do-sol em Pune, com as muitas águias a rasar literalmente a minha cabeça, e com uma Kingfisher bem fresquinha à minha frente. Assim que entrei no "lounge", tive uma recepção quase em coro de todos os funcionários "Hey! Mr. Marco!". Troquei uns dedos de conversa, bebi a minha cerveja acompanhada dos aperitivos (extremamente) picantes e prometi voltar mais tarde para me despedir (e eventualmente beber outra Kingfisher), o que fazer agora mesmo que terminei de jantar. Vou depois descansar mais um bocado durante os momentos que antecedem uma penosa viagem de um total de cerca de 15 horas, com paragem em Bucareste e Frankfurt, antes de chegar a casa. O meu próximo post já será feito a partir de Portugal. Espero que aqueles que por aqui foram acompanhando a minha pequena aventura tenham conseguido viver um bocadinho que seja do que eu próprio vivi por cá. Já terá certamente valido a pena perderem alguns minutos a ler as baboseiras que fui escrevendo. Beijinhos, abraços, e até ao meu regresso!

sexta-feira, março 08, 2013

Pune - Diário de Bordo - Dia 15

Último dia (de trabalho) aqui em Pune, e saí do escritório já com uma estranha sensação de nostalgia. Toda a gente teve a atenção de se vir despedir de mim. Até mesmo durante a minha estadia houve pessoas que, já as conhecendo de outros projectos enquanto estiveram em Portugal, se deram ao trabalho de vir ter comigo só para dizer olá. Posso dizer que me senti realmente bem recebido, e sinto que as pessoas com quem trabalhei gostariam sinceramente que ficasse mais algum tempo, o que sabe sempre bem. Foi o que valeu, num dia que graças à inaptidão dos níveis de chefia superiores da organização em que me enquadro, foi sem dúvidas o pior que aqui passei. Valeu no final o bom humor do meu chefe para me por na linha, e a despedida mais do que amistosa do pessoal todo com quem tive o prazer de trabalhar durante as últimas duas semanas. Tive direito até a um sentido aperto de... pescoço, imediatamente antes da despedida!

De regresso ao hotel, combinei os preparativos com o prestável Sayant para as voltinhas do dia de amanhã. Ficou mais do que satisfeito por eu ter feito o pedido para ser ele o condutor designado. Expliquei-lhe que gostaria de comprar algumas coisas para levar para a minha mulher e o meu filho. Sugeriu-me oferecer um punjabi, o que me pareceu uma boa ideia. Mas disse-me que era imperativo eu saber o tamanho que devia comprar. Devido a possíveis diferenças das unidades métricas entre países, disse que me iria levar a casa dele, para eu ver o tamanho da sua esposa, e que depois faria o comparativo a partir daí! Disse-lhe que não era necessário, que sabia o tamanho a comprar, mas ele insistiu. Resultado, amanhã vou tirar as medidas à mulher do Sayant (isto dito assim soa um bocado à trolha). Estou para ver como vai correr isto!

Depois de um dia que se dividiu entre o especial (pelos motivos da despedida) e o ranhoso (pelos motivos de quem manda não saber mandar) resolvi que era altura de me presentear pelo meu excelente trabalho a aturar malucos. Como tal, fui jantar ao "lounge" e pedi o que de melhor comi até agora: repeti o Pomfret Tandoori, acompanhado de um Onion Naan e regado com uma Hoegaarden. No fim, para rematar, bebi uma caipiroska (depois de me garantirem que o gelo utilizado era purificado). Se amanhã estiver a cagar fininho, é porque era mentira, mas que soube muito bem, soube. E assim termino o meu dia com a rotina da escrita, na expectativa do dia de amanhã, que será o meu último dia em Pune.

PS: como hoje é dia da mulher, deixo um beijinho especial a todas as que me possam ler, e um em particular para a que me lê mesmo quando não escrevo.

quinta-feira, março 07, 2013

Pune - Diário de Bordo - Dia 14

"Are you happy with me, sir?", perguntava-me hoje o Sayant, acerca da sua prestação enquanto motorista. "I am very happy with you.", respondi-lhe, enquanto ele rasgava um sorriso maior do que o seu bigode pontiagudo. E foi assim que fez a introdução para me dizer que se eu quisesse ir fazer umas compras antes de ir embora, podia pedir à empresa que lhe atribuísse essa tarefa, no próximo sábado. Concordei, até porque vai saber bem dispensar os tuctucs e as motorizadas no meu último dia por aqui. Por falar em motorizadas, para além de só existirem aqui motas de cilindrada baixa (100cc, 150cc) praticamente nenhum modelo me é familiar. Como tal, perguntei ao Sayant que marca/modelo tinha e respondeu-me: uma "Hero Honda Passion Pro", igual à da imagem, e aparentemente uma das motas mais comuns cá do sítio. As motos de cilindrada mais elevada são raras, e não vão além dos 250cc. Existem depois alguns modelos mais a dar para "chopper" que são de uma marca local chamada "Royal Enfield".

No trabalho tudo vai relativamente bem, mas a andar muito devagarinho. Acho que enquanto estou por aqui estou meio abstraído do facto de, o progresso que devia ter sido atingido e que era um dos motivos da minha viagem, estar longe de ser alcançado. Quando regressar certamente vou sofrer um bocado. Mas como se costuma dizer, enquanto o pau vai e vem, folgam as costas. E ainda: bater não batem, ralhar não dói. Por isso, quando chegar a Lisboa logo lido com a situação. Agora resta-me apenas mais um dia por aqui, e vou dar o meu melhor para o fazer render ao máximo, como aliás tenho feito sempre. O resto, que se lixe. Amanhã vou tentar convencer os meus colegas a tirar umas fotografias de grupo, já que foram a minha "família" por estas bandas, e acolheram-me muito bem. Espero um dia poder retribuir-lhes a forma como me trataram e receberam.

No caminho de volta ao hotel, aconteceu hoje um episódio caricato. No meio da estrada agrícola que faz parte do atalho que costumo percorrer, um tractor estava parado, impossibilitando a passagem de carros em qualquer sentido. Há uns dias o Sayant tinha-me explicado que as pessoas que vivem nas quintas à beira daquela estrada, não gostam que os carros ali passem, e que se puderem fazer algo para lhes dificultar a vida, não hesitam. Parecia ser o caso. O tipo do tractor não parecia minimamente preocupado com o facto de estar a parar o trânsito há uns bons 15 minutos, sem razão aparente. De repente o tipo que estava no carro à minha frente sai, agarra num punhado de canas de açúcar que o tractor transportava e começa a agredir violentamente o condutor do tractor! O tipo tenta-se defender como pode, mas sem sucesso, e arranca de forma desgovernada, saindo finalmente da frente e fazendo uma razia ao meu carro. Problema resolvido. Seguimos viagem. Mais à frente, tentei tirar uma foto (que conforme se vê ficou com qualidade 3D) a um templo que tem estado sempre iluminado à noite, nos últimos três dias, devido a uma qualquer celebração que ali se faz. O Sayant explicou-me que junto à ponte onde aquele templo se encontra, existe também um local onde, quando alguém morre, fazem uma espécie de velório/funeral. Levam para ali o corpo, junto ao rio, e deitam-lhe fogo. Depois as pessoas que assistem, cortam bocados do seu cabelo, que ali depositam como uma oferta. Não consegui deixar de ficar pasmado com a descrição que fez, pensando que nos dias de hoje, só imaginaria ver algo semelhante num filme do Indiana Jones...

PS: já que falei em motas neste post, acabei de ver um email que me enviou o tipo da oficina onde deixei a minha querida ZZR, que me encarreguei de escavacar na segunda circular antes de me vir embora. Diz assim o senhor: "envio-lhe fotos da sua mota que está novamente nova". Além de apreciar o "novamente nova", entretive-me a ver o álbum com umas 10 fotografias que me enviou, mostrando a qualidade do trabalho. Mal posso esperar para lhe voltar a por as unhas em cima! Estou capaz no entanto de lhe pedir para acrescentar uns rodízios...

quarta-feira, março 06, 2013

Pune - Diário de Bordo - Dia 13


Mais um dia que passa, e agora já começo a sentir a contagem decrescente para o meu regresso. Estou dividido algures no meio do prazer que tenho sentido em estar aqui, a fazer aquilo que tenho feito (apesar de todas as dificuldades que sinto diariamente, e que traduzem um pouco o que a equipa passa por aqui), em conhecer as pessoas que conheci, e a saudade enorme que tenho de casa, dos meus amigos e sobretudo da minha família. Por um lado gostava de ficar mais algum tempo, poder ajudar e participar em algo cujo resultado do nosso esforço é visível, palpável. Por outro lado estou já mentalizado para rever as pessoas que mais gosto em breve, e egoisticamente não me apetece abdicar disso. Por mais interessante ou fascinante que seja um país como este, seja lá porque motivo for, a sensação de voltar a casa é sempre muito boa (pelo menos para mim).

Não há um dia que passe que não veja uma pequena coisa que me desperte a atenção. O próprio percurso para o trabalho que tantas vezes amaldiçoei antecipadamente e sem conhecimento de causa, antes de vir para cá, por saber que representaria uma larga fatia do meu tempo, revela-se uma descoberta de rostos, pessoas, costumes, dificuldades, etc. Não deixo de me admirar quando vejo as pessoas a dirigirem-se ao único sítio num espaço de hectares, onde existe água potável, para se abastecerem eventualmente para o dia inteiro. Não deixo de me admirar quando vejo uma mãe ou um pai dar banho ao seu filho pequeno numa bacia, à porta de sua casa. Não deixo de me admirar com as crianças a brincarem alegremente descalças e esfarrapadas, no meio da rua. Não deixo de me admirar com este país tão diferente, com tantos problemas e dificuldades, em que aparentemente as pessoas não teriam grande motivo para serem felizes, mas onde paradigmaticamente enfrentam o dia com um sorriso no rosto e com a determinação de quem segue algum caminho (não sei bem qual, nem se eles próprios sabem).

Nas conversas que tenho, as mais simples e pequenas coisas ou costumes e tradições, são as maiores diferenças possíveis entre culturas. Hoje, por exemplo, o prestável Sayant começou a falar da família dele, e a certa altura perguntou-me se o meu casamento tinha sido "arranjado". Respondi-lhe que não, e quando lhe disse que em Portugal actualmente isso já não existia, olhou-me como se fosse um extra terrestre. Na Índia hoje em dia cerca de 80% dos casamentos ainda são arranjados pelos pais, tal como foi o caso dele. O que é certo é que quem o houve falar, não detecta qualquer ressentimento ou problema em relação a isso, e fica com a sensação de que gosta realmente da mulher. Durante a viagem de regresso estava todo satisfeito porque lhe ia fazer uma surpresa: como ela tinha o telemóvel avariado, comprou-lhe um novo que fez questão de me mostrar. Era do tamanho de um porta-chaves, mas segundo ele tinha todas as funcionalidades possíveis e imaginárias, pelo que ela ficaria muito contente. A sensação que tenho é que aqui ainda se vive muito das pequenas coisas, e como disse uma vez Pepe Mujica, presidente do Uruguai: "pobre não é aquele que tem pouco, mas sim aquele que necessita infinitamente muito". Não estou no Uruguai, mas na Índia esta máxima parece-me mais do que aplicável.

terça-feira, março 05, 2013

Pune - Diário de Bordo - Dia 12

Se ontem de manhã me vieram chamar enquanto tomava o pequeno almoço, para me dizer que o substituto do Mr. Sushant e do Gaikwad estava à minha espera, hoje ligaram-me para o quarto, ainda estava eu na casa de banho... Como ainda era cedo, desci calmamente para tomar o pequeno almoço, e depois então dirigi-me ao meu transporte. Desta feita já consegui cumprimentar a minha nova companhia matinal, o prestável Sayant, ainda que com alguma desconfiança devido à situação do dia anterior. Lá tive mais uma hora de conversa (confesso que às vezes já sinto falta do silêncio do Mr. Sushant, mas não se pode ter tudo), durante a qual aproveitei para perguntar se, no regresso ao final do dia, me poderia deixar num dos restaurantes que me tinha mostrado na MG Road. Disse logo que sim e começou-me a fazer perguntas sobre as minhas preferências em termos de comida, para me fazer uma recomendação. Pelo caminho vi um enorme camião de transporte de cana de açúcar capotado à beira da estrada agrícola do atalho que costumamos percorrer. Aparentemente saltou uma roda e o carro tinha-se virado. Várias pessoas à volta encarregavam-se de recolher as canas e colocá-las num tractor.

Chegado ao escritório, começou a rotina do costume. Trabalho produtivo e sem stress durante a manhã, conference calls e azáfama durante a tarde e frustração geral durante o dia inteiro. Excepção do dia: o meu chefe deu-me uma "palmadinha nas costas" que é como quem diz um "well done". Apesar do meu trabalho não resultar em praticamente nada, vi o meu esforço ser louvado. Também o pessoal aqui parece gostar de mim, já que todos me estão a pedir para ficar mais uma semana. Menos mal... mas não vou ficar. E para voltar terei de assegurar primeiro algum planeamento e suporte à minha estadia. Para "encher chouriços", fico em Lisboa. Durante o almoço de hoje, sem me aperceber, dei nas vistas. Desci com os meus colegas, e sem lhes perguntar ou dizer nada, dirigi-me a um balcão e pedi um já conhecido Veg Thali, que me foi apresentado pelo meu colega Vinod. Sentei-me com eles e olharam-me todos surpreendidos a perguntar se eu já tinha comido aquilo e se gostava, uma vez que era bastante picante. Disse-lhes que sim, expliquei que não estava maluco, e de seguida quiseram tirar uma fotografia minha a comer a minha refeição. Acedi. Mandaram-na depois para os meus colegas em Lisboa, com o título: "Marco enjoying (mostly) indian thali".

Ao final do dia, já de regresso, a preocupação do Sayant mantinha-se, relativamente ao restaurante a que me iria levar. Disse-lhe que não era esquisito, que podia comer vegetariano ou não vegetariano, que não se preocupasse e me levasse ao que achasse melhor. De repente perguntou-me como é que eu faria para regressar ao hotel, ao que respondi despreocupadamente que apanharia um tuctuc (seria para aí o vigésimo desde que estou aqui). Disse que não, que nem pensar e pediu para lhe ligar quando acabasse de jantar. Tentei convencê-lo que não era necessário, que a MG Road era relativamente perto do hotel, mas o tipo não se demoveu e fez-me prometer que lhe ligava. Levou-me então a um sítio chamado Thousand Oaks. Um restaurante como uma atmosfera bem porreira, à excepção das buzinas constantes que se ouvem da estrada. A refeição foi uma das melhores que já comi. Um Shahi Murg Korma acompanhado com Garlic Naan (pão de alho) que de tão bom que era mereceu duas Kingfisher a acompanhar. Foi tudo espectacular, até à parte em que pedi um expresso e me trouxeram literalmente um galão. Fiquei a olhar para aquilo, afastei-o para o lado e pedi a conta.

Ainda antes de sair vi que tinha uma SMS do Sayant que dizia "hi sir now i am free when u finish u can sms to me i will be there thanx". Devolvi-lhe a mensagem dizendo que já tinha acabado, e pouco depois de sair do restaurante eis que aparece ele... de motorizada. Depois de uma breve hesitação, lá me sentei à pendura (não me lembro da última vez que andei de mota sem ser a conduzir) pensando no entanto que aquela era das ideias mais infelizes que tive nos últimos tempos. Num local onde não arriscaria conduzir um carro, andar à pendura de mota, no meio do trânsito caótico, com um tipo que não conheço de lado nenhum, sem capacete nem qualquer outra protecção, não foi das coisas mais inteligentes que fiz até hoje. Mas para a frente é que é caminho e lá vim à boleia com o tipo, de volta até ao hotel. Chegados, tentei oferecer-lhe uma cerveja ou dar-lhe uma gratificação mas não quis aceitar, dizendo que não precisava e que lhe poderia retribuir noutra altura. Despediu-se de mim a sorrir, com um até amanhã. É impressionante, mas passados mais de 10 dias aqui, não há um único que passe que não deixe de me surpreender de alguma forma...

segunda-feira, março 04, 2013

Pune - Diário de Bordo - Dia 11

Apercebi-me que desde que cheguei aqui há pouco mais de uma semana, mudei os meus hábitos muito mais além do que o simples afastamento de casa poderia significar. Há mais de uma semana que não vejo televisão e o meu tempo, apesar de totalmente preenchido, parece chegar para tudo o que quero realmente fazer. Levanto-me bem cedo para conseguir estar no escritório pelas 8h30. O dia passa a correr até às 19h30, hora em que o meu transporte de regresso me aguarda para me trazer de volta ao hotel. Pelo meio paro apenas cerca de 20 minutos para almoçar e tomo um ou dois cafés. À noite, tenho tempo para ir ao ginásio, jantar, conversar, "skypar" para casa, ler e escrever (e infelizmente também trabalhar). Faço tudo isto e chego ao fim do meu dia muito menos cansado do estou habituado em Lisboa. Penso que se trata de uma mistura entre o facto de estar afastado do meu local de trabalho habitual, estar fora da minha zona de conforto com uma atitude positiva, mas sobretudo pelo facto de sentir que estou a fazer as coisas de maneira diferente. Acredito sinceramente que esta viagem, apesar de ser feita em trabalho, vai ser uma experiência que me vai modificar bastante. Tenho tido contacto com muitas pessoas, falado com muita gente (excepto com o silencioso Sushant) posto muitas coisas em perspectiva, e daqui para a frente vou encarar tudo de forma diferente. O escasso conhecimento dos hábitos e da cultura daqui que entretanto adquiri já é por si modificador da forma como alguém habituado a algo totalmente diferente encara a vida. Isto porque tem sempre mais impacto ouvir este tipo de histórias e experiências na primeira pessoa.

Para minha surpresa hoje de manhã não me aguardava nem o Sushant nem o Gaikwad. Estava eu a tomar o pequeno almoço quando me vieram avisar que o carro já estava à minha espera lá fora. Ainda era cedo, mas como já tinha acabado de comer, lá fui ao encontro do meu transporte. Quando chego à rua, nem sinal do condutor. O funcionário do hotel foi à procura dele: estava na casa de banho e veio a correr ter comigo. Quando estendi a mão para o cumprimentar recusou respeitosamente porque não tinha lavado as mãos (calha bem que eu nem tinha pensado nisso). Este tipo era muito simpático. O transporte do hotel para o escritório decorreu como se de uma visita guiada por Pune se tratasse: "E aqui, sir, à sua esquerda fica o posto dos correios. À sua direita fica a maior universidade de Pune. Em frente, um templo...". A determinada altura lá começamos a conversar de coisas mais interessantes mas sempre ia dando uma achega quando via um qualquer edifício que achasse interessante eu saber do que se tratava. No regresso falou ainda mais à vontade, e contou-me como todos os motoristas da empresa preferiam transportar estrangeiros do que locais. Segundo ele os locais maltratam-nos bastante. Mal lhes dirigem palavra e podem deixá-los até 2 ou 3 horas à espera, sem lhes dizer nada. Aparentemente os estrangeiros respeitam-nos mais. No meu caso em particular referiu que tenho a particularidade de ir sempre no banco da frente, o que eles consideram porreiro. Contou-me que hoje, na hora do chá na empresa, comentou com o Sushant e com o Gaikwad que me estava a transportar, e ambos lhe disseram: "Ele senta-se sempre na frente, não é?". Deixei-me rir por dentro com este pormenor tão insignificante mas que é capaz de fazer diferença na percepção que alguém tem de nós. Antes de me levar ao hotel, como tinha comentado que ainda gostava de fazer algumas compras antes de ir embora, levou-me a um sítio chamado MG Road que é uma espécie de baixa da cidade, recheada de lojas e restaurantes. Se tiver tempo, ainda voltarei ali antes de me ir embora... Ofereceu-se para me ajudar a fazer as compras, e a dar-me conselhos para regatear.

Durante o jantar, um funcionário com quem tinha comentado que tinha ido ao Katraj Snake Park perguntou-me se lhe podia mostrar as fotografias. Ficou impressionado com as excelentes fotos que eu tinha tirado daquele medíocre parque (grande parte delas desfocadas), e ficou admirado pelo facto de ter conseguido ver os animais todos, já que sempre que lá foi andavam meio escondidos nos espaços onde estão confinados. Ficou ainda mais admirado quando lhe contei que também tínhamos tigres brancos no Zoo de Lisboa, que ficava dentro da cidade, e onde até já tinham nascido três crias. Antes da refeição acabar estiquei-me excepcionalmente nos doces, que são sempre muito, mas mesmo muito bons, e lá regressei ao meu descanso, com não sei quantos sorrisos pelo caminho e outros tantos "good evening, sir". Amanhã vou tentar a minha sorte num restaurante da MG Road. Depois conto como correu.

domingo, março 03, 2013

Pune - Diário de Bordo - Dia 10


Hoje acordei determinado a ter um dia livre de trabalho. Podia ter dormido um pouco mais, não fossem os meus vizinhos barulhentos que resolveram ter uma discussão às 9h da manhã, mas ainda assim descansei. Estava determinado a retomar a banhoca na piscina interrompida abruptamente no dia anterior por motivos profissionais, e assim fiz. As águias eram a minha única companhia. A determinada altura dei-me por feliz pelo facto de só conhecer histórias de pessoas que levaram com cagadelas de pombo ou eventualmente de gaivota em cima, e de não ter conhecimento de casos reportados com águias. Mesmo que tal acontecesse, sempre ficava com uma história inédita para contar. Coloquei os óculos de sol, como protecção. Por ali fiquei pela manhã, intercalando banhos com leitura e descanso. Quando já estava de barriguinha cheia de banhoca, fui até ao quarto pesquisar um pouco na net o meu destino agendado para a parte da tarde.

Hoje tive direito a um "brunch" em vez de um almoço tradicional, aqui no hotel. Tinham algumas iguarias e também umas águas de coco porreiras. Almocei calmamente antes de me fazer à estrada. Como no dia anterior tinha recusado uma oferta que fez o desdentado Gaikwad, enviando-me uma SMS que dizia "hi sir it is gaikwad do u requre car for tommorow for site sean" (o que com algum esforço entendi como uma oferta de transporte para ir passear), lá fui eu à procura de um tuctuc. Desta vez a comunicação foi impossível. Mesmo com o endereço do local (que é até bastante conhecido) escrito num papel, o tipo não conseguia entender. Quando estava quase a desistir, o tipo sai do tuctuc já meio enervado, arranca-me o papel da mão, pára um tipo que vinha a passar numa mota e pede-lhe para lhe explicar onde raios eu queria ir! O tipo da mota explicou, o motorista disse-me "wan fiti" e eu fiz um fixe com o meu polegar, em sinal de acordo. Lá nos pusemos a caminho, enquanto eu rezava para chegar ao destino desejado sem necessidade de comunicação adicional. Desta vez, talvez por me ter afastado mais da cidade, já vi as célebres vacas a passear no meio da estrada. No entanto não consegui tirar uma foto a nenhuma. Apanhei apenas um camelo que estava estacionado junto a umas motas. Para meu descanso, finalmente chegamos ao destino (certo). Dei um pouco mais do que as "wan fiti" rupias e despedi-me do motorista.

O local em questão, Katraj Snake Park, tinha-me sido mencionado por algumas pessoas e estava com alguma curiosidade de o visitar. Na qualidade de estrangeiro, paguei 25 rupias para entrar. Sabia que a principal atracção eram as várias cobras que ali estão em exposição, em fossos com uma altura que raia a capacidade das mesmas se esgueirarem por ali acima. Existem até uns sinais a recomendar às pessoas para não se debruçarem nas extremidades. O parque em si, que se intitula de Rajiv Gandhi Zoological Park, está mediocramente mantido, apesar das várias regras que por ali impõem. Pelo facto de levar uma garrafa na mão, tive de fazer um depósito à entrada de 10 rupias, que se desejasse reaver teria pedir à saída, mediante apresentação da mesma garrafa. O objectivo é que ninguém deite lixo no parque (e tendo em consideração o estado das ruas, percebo porquê). Lá vi a secção das cobras e outros répteis (crocodilos, iguanas, etc.) com mediano interesse, e acabei por ver a minha atenção mais desperta pela outra parte do parque, onde existiam outros animais. Entre eles encontrava-se um tigre branco lindíssimo, cuja primeira imagem que vi se mantém na minha mente até agora: deitado na relva com o sol a reflectir no pelo branquíssimo. É um animal realmente admirável. Depois de vários quilómetros percorridos a pé ao longo do parque (parece mais um safari do que um zoo) que contorna uma enorme lago, debaixo do sol e do calor do costume, resolvi voltar. Recolhi as minhas 10 rupias da garrafa de água e lá fui eu.

Apanhei outro tuctuc e a viagem de regresso decorreu sem percalços. A determinada altura vi que o motorista procurava algo pelo caminho, o que estranhei. De repente encostou e foi a correr em direcção a uma casa de banho pública, fazendo-me sinal que já voltava. Depois de regressar seguimos caminho. Num dos cruzamentos onde parámos, uma velhinha abordou-me no tuctuc pedindo esmola. Dei-lhe as rupias que trazia no bolso. A velhinha continuava no entanto a apontar e pedir algo, que eu não percebia o que era. De repente compreendi que estava a pedir a minha garrafa de água. Dei-lha, esboçou um sorriso e desapareceu no meio dos carros e motas. É realmente impressionante o nível de pobreza, dificuldades e falta de coisas básicas como água e comida, que este país ainda tem em pleno século XXI. Lembrei-me do desdentado Gaikwad dizer que achava uma afronta as pessoas usarem dois e três baldes de água para lavar os seus carros no centro da cidade, quando nas zonas limítrofes há quem não a tenha para beber! Engoli em seco ao pensar no meu país e no nível de vida que até mesmo os mais pobres estão habituados. Chegado ao hotel, retomei as minhas rotinas diárias de exercício, leitura (terminei o Cândido), escrita e jantar. Segue-se o descanso que amanhã há trabalho para fazer. Abraço a todos!

sábado, março 02, 2013

Pune - Diário de Bordo - Dia 9

Hoje finalmente tive uma noite de sono recuperador. Acordei às 10h e decidi relaxar durante o resto da manhã. Desci para tomar o pequeno almoço, e de seguida fui até à piscina, munido de leitura recomendada (Sofia, estou a ler Voltaire). Como tantas outras coisas neste hotel, tive a piscina só para mim. Dei uns mergulhos, deitei-me na espreguiçadeira a ver as águias a sobrevoar nos céus, e ali estive o resto da manhã. Já próximo da hora do almoço, no entanto, recebi um telefonema do trabalho dizendo que a minha ajuda era necessária. Subi até ao quarto para tentar resolver a situação remotamente, mas como sempre a lei de Murphy manifesta-se nestas ocasiões, e a ligação à Internet não estava a funcionar. Liguei para um contacto de helpdesk que aqui tinha num panfleto do hotel, e lá resolveram a situação. Prossegui, vi e fiz o que pude, mas não consegui resolver o problema. Ainda enderecei o tema a quem de direito e acabei por me resignar ao facto de, muito provavelmente, em Portugal pelas 7 da manhã de um sábado, ninguém estar muito interessado em ajudar um desterrado na Índia. Decidi tentar novamente mais tarde. Quem decide estes modelos de trabalho e funcionamento, que se preocupe com o assunto e com os atrasos que daqui resultam!

Passadas quase 3 horas de trabalho, envio de emails e conference calls, retomei o meu sábado. Almocei, troquei uns dedos de conversa com alguns funcionários do hotel e decidi o meu destino para a parte da tarde. Fui visitar um local chamado Aga Khan Palace. Desta feita apanhei um tuctuc com um motorista que deu de facto uso ao taxímetro, mas que era completamente maluco. Além de ter feito a viagem toda a falar ao telemóvel, gritava imenso, como é compreensível, já que o ruído dos carros e motas é por vezes ensurdecedor. Não sei como estes tipos conseguem fazer algo como conduzir num sítio destes a falar ao telefone ao mesmo tempo. A capacidade de concentração é brutalmente natural (ou naturalmente brutal). Respeito. Chegado ao local, olhei para o taxímetro, dei-lhe mais umas rupias do que este marcava, e o tipo desata às gargalhadas como se eu tivesse contado uma anedota! Agradeceu-me e seguiu caminho. Ao vê-lo rir daquela forma, fiquei a pensar se lhe teria dado uma nota de 500 rupias em vez de 100, enquanto o via afastar-se... felizmente mais tarde confirmei que não.

Chegado ao palácio Aga Khan, a vista é realmente imponente. Passeei um pouco pelos jardins exteriores para admirar as fachadas deste edifício, construído no séc. XIX pelo sultão Muhammed Shah Aga Khan III, como um acto de caridade para a população local. O povo vivia na miséria, e a construção deste palácio deu trabalho e dinheiro a milhares de pessoas que na altura passavam fome. Mais tarde, o palácio ficou fortemente ligado ao movimento de libertação da Índia, já que durante algum tempo esteve aqui preso Ghandi e a sua esposa. O palácio tinha uma exposição para visitar. Dirigi-me à bilheteira onde li: "Cidadãos da Índia: 5 rupias; Outros: 100 rupias; Fotografias: 25 rupias". É justo. Paguei 125 rupias e entrei. A exposição era mais pequena do que imaginava, mas deu para ver algumas pinturas, esculturas, manuscritos e até roupa e alguns artefactos pessoais que ali estavam expostos. No final da exposição, já na parte exterior do palácio, existe um pequeno jardim com um memorial onde se encontram as cinzas de Ghandi. De volta ao jardim principal sentei-me um pouco a descansar e a observar hipnotizado um grupo de crianças que brincavam a tomar banho nos aspersores que regavam os relvados.

Depois da viagem de regresso, decidi não voltar logo para o hotel e fui dar uma volta a pé para ver um pouco mais da cidade. Parei durante algum tempo a observar uma verdadeira multidão a tentar entrar para um comboio que estava parado na estação. Caminhei mais um pouco pelas ruas que, devido à sujidade, ao lixo e ao cheiro, não são o local mais agradável para se ir dar um passeio. Acho que inalei mais poluição num dia aqui, do que num ano inteiro em Portugal. O calor começou a apertar (estão cerca de 38º) e como já tinha bebido a água toda que transportava, resolvi regressar. A frescura do interior do hotel transmite a sensação de um oásis, e assim que cheguei ao meu quarto sentei-me no sofá alguns minutos em silêncio, a descansar. Li mais um pouco, "malhei" mais tarde enquanto o sol se punha, trabalhei mais duas horitas e quando já estava farto, fui jantar. Escolhi a melhor refeição que comi desde que cheguei: um "pomfret tandoori", um prato de peixe  feito com chaputa simplesmente espectacular, que até mereceu duas Kingfisher a acompanhar, enquanto assistia ao jogo do Manchester. Balanço final do dia, apesar das horas de trabalho: positivo.

Pune - Diário de Bordo - Dia 8


E foi hoje que tirei a barriguinha de misérias a nível de conversa! Em vez do silencioso Mr. Soshant, apareceu-me hoje um tipo chamado Gaikwad que foi o caminho inteiro a conversar comigo. Era uma figura caricata! Muito magro e sem nenhum dente da frente na parte inferior da "cremalheira". Mas fazia-se entender perfeitamente (o outro tem os dentes todos e não fala mais por isso). Conversámos o caminho todo sobre um pouco de tudo, começando pelo transito, carros, motas (é um apaixonado), passando pela política até à religião. A determinada altura perguntou-me se era católico. Depois contou-me que apesar de ser budista amava Jesus Cristo, e explicou-me porquê. Numa altura mais complicada da vida dele estava prestes a deixar o seu emprego. Isto porque fazia um percurso casa/trabalho de cerca de 80 kms, que demorava 2 horas a fazer, isto é, passava por dia umas 4 a 5 horas na estrada, e não conseguia continuar a fazer isso. Um dia uma amiga levou-o a uma igreja, convenceu-o a rezarem juntos e bebeu água benta. No dia seguinte quando ia apresentar a sua demissão, o patrão não só a recusou, como o colocou a trabalhar perto de casa. Assim se processa a fé por aqui. Tem uma imagem de fundo no telemóvel com Jesus Cristo e a Nossa Senhora, que fez questão de me mostrar.

O trabalho correu bem. Aqui não se tem nenhum minuto de descanso, e o almoço é coisa para não durar mais do que uns 15 minutos. A malta quando desce para almoçar, se vê que a coisa está complicada (o que é fácil de perceber numa zona de restauração que serve 100 mil pessoas), volta para o seu posto de trabalho e depois come qualquer coisa durante a tarde. Comi outra vez o Veg Thali com as mãozinhas, e soube melhor do que ontem. Conversei um bom bocado com o meu colega vegetariano, que está a trabalhar em permanência em Singapura (também estava por aqui de visita) e segundo percebi seguia hoje para Manchester (vivemos/trabalhamos realmente numa aldeia global). Sinto que estou a conseguir ajudar a progredir algumas tarefas. Tenho no entanto de me forçar a manter à parte de outras tantas que sei que na melhor das hipóteses estarão à minha espera quando voltar. O pessoal aqui é cinco estrelas, e fazem com que sinta que sou parte da equipa. Além disso era para mim importante conhecê-los. No futuro será uma vantagem, se continuar a trabalhar com eles.

O final do dia chegou, e penso que a possibilidade de ir trabalhar durante o fim de semana está para já afastada. Ainda existe essa hipótese, mas hoje aproveitei o facto de o meu chefe estar de folga para deixar a ideia cair no esquecimento. No entanto se os meus colegas me ligarem a dizer que precisam de mim, decidi que não vou dizer que não e lá irei ter com eles, com muito gosto. No meu regresso para casa tive mais uma boa dose de conversa com o Gaikwad, que me pediu desculpa pelo facto de lhe sair a língua de vez em quando pelo intervalo dos dentes que tem em falta. Contou-me mais um bocado da sua vida, explicou-me algumas banalidades, como a cerveja Kingfisher que lhe contei ter provado, ser a mesma marca que dá nome a uma companhia aérea, cujo proprietário ganhou muito dinheiro mas que o filho se encarregou de estoirar em gajas e festas. Recomendou-me uns locais para ir fazer compras e para visitar durante o fim de semana. Despediu-se de mim com um enorme sorriso desdentado, enquanto me afastava para entrar no hotel. No hotel os sorrisos são menos desdentados mas igualmente rasgados. Fui ao meu treino diário e a seguir jantei junto à piscina, onde as melgas se encarregaram de me fazer despachar a refeição o mais rapidamente possível (grande ideia que eu tive). Engoli o meu "single expresso" e fui descansar.

Nota do autor: faz hoje uma semana que estou aqui. Não tenho tido muito tempo para pensar em muita coisa, mas já tenho bastantes saudades de todos. Um abraço à minha família e aos amigos que me lêem e me incentivam. Um obrigado à Rita, que me emprestou um livro cuja leitura terminei hoje (sim, veio comigo para a Índia) e que foi perfeita para o momento que agora vivo. Um beijo muito especial à Sofia e ao Alex, que me dão todo o apoio que preciso para conseguir sentir-me bem apesar de estar a mais de 7.000 kms de casa.