sábado, agosto 29, 2009

terça-feira, agosto 25, 2009

sexta-feira, agosto 21, 2009

Perdido nos Oceanos

Fui a mais um daqueles eventos onde se espera que vá... toda a gente. Desta feita foi ao encerramento do Festival dos Oceanos, onde a principal "atracção" que lá me levou consistia em teatro de rua. Afinal não foi nada disso, e alguém colocou estrategicamente (mal) um palco com cerca de meio metro de altura, ao lado da célebre pala do Sisa, ali no parque das nações, para que os acrobatas do grupo Carillon fizessem o seu número. Ah e tal, foi bonito, sim senhor, mas seria mais ainda se todas as pessoas que não se encontravam a 5 metros do bendito palco também conseguissem assistir ao espectáculo. Arrisquei-me ainda a levar, como alguém muito bem disse na altura, com uma valente "broa nos queixos", quando comecei a mandar bocas foleiras a um daqueles energumenos que insistem abancar à frente de alguém que já está com problemas de falta de visibilidade. Valeu que (apesar de não me ter apercebido) conhecia o visado, e a coisa ficou-se por um cumprimento seguido do discreto abandono do local por uma das partes (que não eu). No final da noite e já depois do espectáculo de fogo de artifício (que julgo eu atraiu a maioria do público presente) valeu a companhia e também um bastante razoável mojito ali no Casino de Lisboa, enquanto esperávamos que o transito na zona voltasse à normalidade.

quinta-feira, agosto 20, 2009

Google Vista da Rua

Depois da magnífica invenção do Google Maps... depois da integração do Google Latitude... eis que a Google nos apresenta o StreetView. Eu sei que pode não ser propriamente uma novidade, mas só ontem experimentei a navegação pela cidade de Lisboa, e devo dizer que é surpreendente. Isto porque o trabalho e esforço envolvido na tarefa de apresentar fotos (360º, em alta definição) de todas as ruas de uma cidade como Lisboa, é algo a admirar. É também engraçado observar os cuidados com a edição de imagem, como por exemplo tornar as matrículas e as caras das pessoas difusas. Mas ainda bem que o fazem, senão veja-se bem os problemas que o casalinho da foto apresentada, tirada no cimo do parque Eduardo VII, poderia vir a ter!? Se acederem directamente ao StreetView por este link, digamos que, de imediato, parece uma pose algo comprometedora... mas se observarmos com maior detalhe podemos constatar que aquilo que à primeira vista parece um fellatio em plena luz do dia, se trata apenas de uma ilusão de óptica... com muita pena nossa, é claro. Resta saber até quando esta foto vai estar disponível, mas um dia destes hei-de procurar um daqueles cantinhos na net que registam todos os momentos flagrantes em Lisboa, para andarmos à descoberta nesta magnífica ferramenta. Para já, deixo um link homólogo... ou até outro link homólogo, para imagens comprometedoras além fronteiras.

quarta-feira, agosto 19, 2009

Se Te Aleijas, Levas!

Quando era pequeno ouvi algumas vezes a minha avó fazer esta ameaça, ainda que nunca a tivesse concretizado. Nunca pensei no entanto que fosse algo a reter para a vida adulta, nomeadamente no dia a dia de uma qualquer profissão. Hoje foi com nostalgia que relembrei esta máxima do "se te aleijas, levas", quando li uma notícia sobre um caso de justiça que envolveu dois polícias. Reza então a história, que há cerca de dois anos estes dois agentes da autoridade foram chamados a intervir numa situação problemática na Amadora. Ao chegarem ao local, basicamente foram recebidos com um arraial de porrada. Na sequência do tratamento hospitalar que tiveram de receber, e tendo o caso chegado à barra dos tribunais, foi determinado o pagamento de uma indemnização no valor de 3000,00 aéreos aos polícias. No entanto, em Portugal existe uma coisa muito bonita que as pessoas podem pedir, e que se chama "atestado de pobreza", o que quer dizer que a malta que afiambrou umas lambadas na bófia, não tinha condições para pagar a multa. Como tal, a coisa ficou assim... ou pelo menos pensava-se que ficava assim. Passados os ditos dois anos, os agentes (para além de terem levado um arraial de porrada, para além de não terem visto um chavo da indemnização) receberam em casa, cada um, a sua facturazinha de 400 aéreos de custas judiciais a pagar. É bem certo e já a minha avó dizia... "se te aleijas, levas"!

domingo, agosto 16, 2009

Pequeno Pardal

A descrição de um "pequeno pardal" constitui a origem do nome de uma grande artista: Édith Piaf. Apesar de não ser conhecedor nem especial admirador de Piaf, sou certamente admirador do trabalho do La Féria, que nos brindou com mais um espectáculo musical de aplaudir e pedir mais. Tive ainda a oportunidade de assistir à versão protagonizada por Wanda Stuart (que partilha Piaf com Sónia Lisboa), que não podia estar mais certa para este papel. É realmente bom confirmar que temos este tipo de riqueza à nossa porta, tão fácil de alcançar. Os bilhetes foram oferecidos (grátis, de borla, pontapés na cabeça) pelo meu pai anónimo (um g'anda obrigado para ti), o que condicionou o horário à "matiné" de um sábado, onde velhinhos e velhinhas davam "ais" e "uis" quando os artistas soltavam palavrões ou enquanto duas mulheres se beijavam na boca. Acho que só a senhora sentada ali ao lado, e que dormiu durante a maior parte do espectáculo, não terá ficado admirada. Ainda assim todos gostaram e aplaudiram (merecidamente) de pé mais um elenco e um trabalho fantásticos. Filipe, aguardo o próximo!

sábado, agosto 15, 2009

Great Place... for Idiots!

Quem acompanha com alguma regularidade este estaminé, estará certamente familiarizado com alguns posts onde relatei episódios referentes ao meu "great place to work", onde (entre outras coisas) surgem sanitas e urinóis nas escadas do edifício. Desta feita o episódio que vos venho contar diz respeito ao aparelho de ar condicionado. Durante a passada semana as temperaturas certamente bateram o recorde deste ano, o que faz com que um espaço fechado onde cerca de 50 pessoas e 50 computadores a produzir calor, seja tudo menos um "great place" para o que quer que seja. Isto se pensarmos que durante uma semana inteira... o ar condicionado não funcionou. Esta situação teve algo de positivo, porque eu e mais alguns rapidamente adquirimos o hábito de ir "lanchar" (o lanche varia entre a imperial... e as duas imperiais). Tirando isso, posso educadamente dizer que foi uma semana de merda. Quando resolvi repetir o telefonema que tantos outros colegas fizeram para o departamento responsável (localizado num outro edifício em que este tipo de problema curiosamente não acontece), ocorreu a conversa parva que me motiva agora a escrever. Resumidamente, ao meu relato de avaria do ar condicionado, foi-me dito que "não podia ser, porque ainda no dia anterior o técnico tinha estado no local e estava tudo a funcionar correctamente". Infelizmente o meu cérebro estava meio bloqueado pelo calor, e não consegui verbalizar a resposta que imaginei, e que seria algo como "ah... se o técnico diz que está OK, então até me passou já o calor!". O pior foi que esta explicação foi sucedida por uma justificação técnica, segundo a qual o problema era que "nesta altura do ano está uma temperatura demasiado alta, pouco habitual", ao que uma vez mais bloqueei a minha resposta mental que seria "ah... realmente tem razão, porque no inverno isto deita um fresquinho que é uma maravilha!". Tenho mas é de ver se procuro o número de outro departamento na lista telefónica para além deste... talvez o da inspecção geral do trabalho resolva melhor o problema!

domingo, agosto 09, 2009

Deuses e Demónios

Em virtude das minhas recentemente celebradas 39... porra... 29 primaveras, os meus amigos Susy, Juanita, Edu, PJ e PO chegaram-se à frente e deram-me a conhecer, em termos literários, a escrita de Neil Gaiman. Apesar de os filmes baseados em obras suas serem já bastante conhecidos (ex.: Coraline), confesso que o livro "Deuses Americanos" me surpreendeu, não só pela história que encerra mas também pela forma, sobretudo o tom sarcástico e satírico com que é escrito. É de uma sagacidade espectacular. Como acabei por "devorar" rapidamente o livro onde carinhosamente os meus amigos fizeram uma dedicatória que inclui o desenho de um "manguito", resolvi continuar para "Bons Augúrios", onde Neil se junta Terry Pratchett (o que resulta numa escrita ainda mais alucinante). Estou apenas no início, mas confesso que já me fascinou a interacção entre os demónios que por cá andam a preparar o Armagedão. Uma das tiradas mais engraçadas que já apanhei foi uma conversa entre demónios, onde confessam ter muita dificuldade em inventar algo verdadeiramente mau para fazer à espécie humana, uma vez a natureza humana se revela extremamente imaginativa no que diz respeito a qualidade e quantidade de situações autodestrutivas. Enfim... acho que não é a primeira vez que dou por mim a acenar afirmativamente com a cabeça enquanto leio este tipo de coisa. Resumidamente, e para quem liga alguma coisa às minhas preferências e gosto, tanto o primeiro como o segundo livro mencionado, recomendo!

quinta-feira, agosto 06, 2009

Ladrão Que Rouba Ladrão

Tal como já tinha por aqui escrito anteriormente, não sou propriamente a pessoa mais impressionada com a DECO e a qualidade dos serviços que presta. Ainda assim fui ardilosamente levado pelo meu amigo PO no sentido de subscrever a revista Proteste. Importa no entanto explicar que esta subscrição não é completamente inocente, uma vez que o objectivo em causa passava por "receber gratuitamente durante dois meses" a dita revista, recebendo também de imediato um MP4 e uma estação meteorológica de forma gratuita. O esquema em questão: cancelar a subscrição antes do final dos dois meses gratuitos e... ficar com as ofertas! O problema é que com a minha já conhecida sorte, nem com estes "pontapés na cabeça" (leia-se borlas) me safei! Então não é que a merda da estação meteorológica se avariou logo após uma hora depois de ser ligada? Vejam na imagem o estado catatónico em que o raio da geringonça ficou! Quando a própria DECO é capaz de enviar merdas avariadas para os seus clientes, como presente de boas vindas... pergunto-me onde o mundo vai parar! Enfim, pelo menos tenho uma boa desculpa para apresentar quando cancelar o serviço... e com um bocado de sorte talvez o MP4 se aguente mais do que uma hora a funcionar. Como se diz em inglês: "god damn it... border-shit DECO!!!"

quarta-feira, agosto 05, 2009

No Rasto do Rastro...

Li hoje num outro blog algumas críticas relativas a um dos livros que li durante as minhas férias. Efectivamente devo dizer que criei uma relação estranha com a publicação em questão. A melhor forma de a classificar é como uma relação de amor-ódio. Se por um lado o "sumo" do romance em causa é interessante e cativa o suficiente para nos fazer continuar a ler, por outro são muitas as vezes em que dá vontade de desistir. O carácter demasiado descritivo, introspectivo e até filosófico é duro de roer, assim como o facto de estar escrito em português do Brasil. Em resultado de todos estes ingredientes, confesso que foi até hoje o livro que me custou mais a ler, o que me deixa dúvidas se sou um ignorante da pior espécie em termos literários ou se o livro é mesmo complexo e demasiado elaborado por natureza. Gostei no entanto do enquadramento histórico que é feito referente ao conflito que teve lugar no séc. XIX entre o Brasil (ao lado do Uruguai e da Argentina) e o Paraguai, bem como de alguns aspectos da natureza humana que são bem retratados no percurso das personagens. Estranho de qualquer forma que esta publicação tenha ganho o prémio Leya, já que para além das características mencionadas, aparentemente a investigação que está por trás poderá não ter produzido os resultados mais fidedignos. Enfim, como se pode constatar por este meu post, não sei se recomende o livro, se alerte para que todos fujam dele... mas acho que no final de contas fiquei satisfeito por não ter desistido e ter chegado ao fim.