segunda-feira, setembro 15, 2008

Filosofia do Pardal

Não sou muito dado a posts que simplesmente anexam imagens para o olhar do caro leitor (que regra geral espera mais do que isso). Ainda assim neste caso resolvi abrir uma excepção. Até porque já tinha em tempos recebido esta história por e-mail, e tinha-lhe posteriormente perdido o rasto, esta foi uma forma de "afixar" esta história dos tempos modernos. Muita gente certamente vai rever-se no grande princípio filosófico que aqui fica, mais concretamente no papel do pardal... Ele há fábulas da vida real, que nem o próprio La Fontaine se lembraria de escrever.

segunda-feira, setembro 08, 2008

Melhores dos Melhores

Se há coisa que gosto é sentir que aproveito bem o tempo. É o que acontece quando penso em tudo o que fiz nestes últimos 2/3 meses, tanto em período de férias, como fora dele. Consegui fazer com que os dias que tinha para descansar (ainda que intercalados com semanas de trabalho) rendessem uns momentos bem passados. Começando por uns dias de praia magníficos na Ericeira, passando por uma viagem a Punta Cana, seguida de uma semana na Beira Interior, e acabando num fim de semana em Odeceixe, onde até o mau tempo resolveu dar tréguas. Sempre acompanhado, em qualquer das circunstâncias, da companhia dos melhores dos melhores. Um grande obrigado a todos por me terem ajudado a passar três meses magníficos. Resta agora voltar a aproveitar com a mesma "sede" todos os momentos, por muito curtos que sejam. Por muito "cliché" que seja a frase, não se pode dizer isto de outra forma: "carpe diem"!!!

quarta-feira, setembro 03, 2008

Os "Chromos" da Google

Cada vez mais acredito que num futuro próximo, a grande potência informática não será a Microsoft, mas sim a Google. As nuances dos sistemas operativos são cada vez menos importantes para as pessoas (o que permite uma maior abertura à chegada de novas tecnologias), as ferramentas abertas cada vez mais disseminadas (o que permite uma menor fidelização a software como Office's e afins) e... a Internet cada vez mais valorizada (a principal área em que a Google actua). A Google vai cada vez mais apoderando-se de nós e da nossa informação. Algo que começou com o mais simples motor de busca do mundo, passou por ferramentas como o Google Desktop (que permite fazer do nosso ambiente de trabalho, um motor de busca, indo parar a indexação da nossa informação pessoal sabe-se lá onde), o Google Maps (um dos, senão o maior SIG do mundo), o Google Earth (um levantamento impressionante de imagens de satélite do mundo inteiro) e até mesmo o Blogger, a ferramenta que suporta este vosso modesto estaminé! Hoje (02-09-2008) é a vez desta organização se estrear na produção de browsers. Como tal, está anunciado o lançamento do Google Chrome, com uma conferência de imprensa prevista para as 18h. O mais impressionante é a disseminação que esta informação teve, quando a ferramenta ainda nem sequer se encontra disponível (no momento em que escrevo este post). Confesso que estou com curiosidade, pelo que sou dos que estão com o "dedo no gatilho" para fazer o download. Assim serei mais um dos vendidos que cedem a alma ao Demo no purgatório da globalização. Vade retro!

terça-feira, setembro 02, 2008

Azia Pós Férias

Assim que regresso de férias posso logo dizer que comecei com uma "azia" do caraças. Ele foi um último dia de praia com direito a descarga poluente (valeu a manhã e o almoço na companhia dos amigos para salvar o dia)... ele foi pagar o IRS... ele foi a mudança de tempo... ele foi o trânsito da cidade... etc. Basicamente, aquele conjunto típico de pequenas coisas que nos fazem perceber que as férias... já eram! O primeiro dia de trabalho é igualmente mau. Para além dos 375 e-mails que temos para ler, temos ainda de lidar com aquela inércia que, quem não estava de férias ao mesmo tempo que nós, não consegue compreender. Enfim, espero que daqui a um ou dois dias a coisa melhore, mas para já confesso que não está famosa. Ontem assisti a uma reportagem que falava de "depressão pós férias". Se calhar existe mesmo...